FBM - Federacao Baiana de Motociclismo , motos, motocicletas, regularidade, motocross, cross country, quadriciclos, enduro, motovelocidade

Notícias
IMAGE
 
Enduro Princesa do Sertão 2010 (Feira de Santana-BA)

Vários desafios, para os pilotos e organização!
(Por Vinícius Eça, 08 de agosto de 2010) A prova de Feira de Santana, válida para o Baiano de Regularidade, vai ficar marcada como uma prova em que não só os pilotos tiveram que superar obstáculos, a equipe organizadora também foi campeã, aceitou grandes desafios e superou todos com muita categoria. Nada de mais para uma turma acostumada a vencer, o famoso Joelton “Genival Lacerda” Vieira (GL) liderou o grupo formado por Galego, Didú, Pai Véi e Gasauto. O pessoal pensou e preparou tudo com bastante antecedência, o que, na minha humilde opinião, foi decisivo para o sucesso que foi o Enduro Princesa do Sertão 2010.
Briefing de alto nívelOs organizadores começaram a fazer o levantamento mais de 03 meses antes da data da prova. Com tudo pronto, um mês antes do grande dia, foram surpreendidos por um período de chuvas que parecia não terminar, resolveram construir várias pontes no meio do mato, em locais de difícil acesso (mesmo de motos), para que os pilotos não tivessem problemas maiores do que os necessários para uma prova de enduro de regularidade. As chuvas também provocaram a queda de uma árvore no meio da trilha, numa posição que nenhum piloto passaria sem ajuda, GL não pensou duas vezes, cortaram o troco e liberaram a passagem. Para concluir a lista de imprevistos com chave de ouro um conflito de datas fez com que a prova fosse antecipada em uma semana, sem problemas, já que tudo estava pronto havia meses, não fosse a nova data véspera de um feriado familiar que exigiria a presença dos pais junto às suas famílias. É isso aí, estamos falando do “Dia dos Pais”.Vários pilotos chegaram no dia da prova
No enduro de regularidade da Bahia, tradicionalmente, o resultado e premiação das provas são divulgados numa grande festa de confraternização que acontece a noite e os pilotos só retornam para casa no domingo. Nessa prova seria diferente, o clube organizador (TCBA) resolveu, juntamente com a Federação Baiana de Motociclismo (FBM), alterar um pouco dessa rotina para o Enduro Princesa do Sertão 2010. Como atualmente, 100% das provas do baiano estão utilizando os GPS Rastro ao invés dos PC`s físicos, a ideia então foi divulgar o resultado e premiar os pilotos logo depois da prova, assim os pilotos poderiam retornar para as suas cidades no mesmo dia e passarem o domingo do Dia dos Pais com as famílias.
Dessa forma, GL e sua equipe programaram a premiação da prova para às 16:30 H. Muitos pilotos ficaram desconfiados se haveria tempo, mas a maioria acreditou na proposta e muitos pilotos compareceram e se divertiram num enduro inesquecível.
Pitara - Campeão da ProvaA tradicional largada aconteceu mais uma vez no pátio da Moto Clube, Concessionária Honda e o principal patrocinador da prova. As provas de Feira são extremamente técnicas, e os “problemas”, apesar de minimizados, não excluídos totalmente, afinal “endurista” que se preza gosta mesmo é de obstáculos para ultrapassar, e isso não faltou ao Enduro Princesa do Sertão 2010. Os pilotos puderam testar as suas habilidades de diferentes formas, rio fundo, rio raso, subida de lama, travessia das “Pontes do Joelton”, trilhinha na mata fechada, descida e subida de lama e um super-desafio: a subida das 10 voltas, chamava-se sete, mas durante o levantamento descobriu-se que eram mesmo 10 voltas. Uma subida em que a cada 20 metros o piloto deveria fazer uma curva de 180 graus (cotovelos), com alguns agravantes: espaço para apenas uma moto e trilha de barro inclinado, um vacilo e deveria recomeçar de uma posição desagradável.Novatos em momento de auto-conhecimento
Ao final da parte da manhã (mais difícil), muitos pilotos chegaram atrasados, entretanto, com um Neutrão de 30 minutos e a prova dividida em duas etapas, quase todos voltaram para os tempos e continuaram na parte da tarde, tudo estava muito bem não fosse uma pequena subida (aproximadamente 50 metros). Parecia barganha de leilão, todo mundo queria “comprar” um pedaço daquela ladeira, todas as categorias deram “lances” (até piloto Master/Campeão), mas os Novatos foram até as “últimas consequências", veja ao lado uma pequena amostra do local.
Pilotos disputando a "compra de terreno"!Depois de toda essa “farra” no meio da trilha, os pilotos foram recebidos na Pizzaria João de Barro, no centro da cidade de Feira de Santana, a partir das 13:30 H e muitos pilotos aproveitaram para almoçar no local. Para a surpresa geral, já que isso nunca havia acontecido numa prova do Baiano de Regularidade, os pilotos estavam recebendo as fichas de passagens (já com o somatório) antes mesmo da chegada dos pedidos. A organização informou que a apuração da prova foi encerrada poucos minutos após a chegada do último piloto da Categoria Novatos, ou seja, se quisessem, poderiam fazer a premiação já a partir das 15 horas (uma hora e meia antes do previsto). Entretanto o horário divulgado no regulamento complementar da prova foi honrado e impreterivelmente às 16:30 H o Sr. Joelton “Genival Lacerda” Vieira começou a entrega dos troféus, momento que se prolongou até às 17:30 H, dando tempo suficiente para que todos retornassem às suas cidades no mesmo dia e pudessem acordar e passar o domingo com seus filhos, pais e esposas.
A todos os pilotos, trilheiros e admiradores desse esporte maravilhoso, um caloroso FELIZ DIA DOS PAIS!!!

Patrocinadores
O Enduro Princesa do Sertão 2010 foi patrocinado por: Moto Clube – Honda / Princesa Off Road / RR Presentes / GGS Seguros / Lucanel Brindes / JR Baterias / JR Transportes / São Roque Distribuidora / Pousada Central / Codisauto / Cedep - Repsol / Posto Gasauto / Dimix / Pizzaria João de Barro / Vai e Vem Transportes / Bahia Gas / Alfa Seguradora / LA Transportes / Clube Aguas Claras / Gefpel / Fila / Bahia Log / Hora Distribuidora.

De punho no canto…
- Para desespero do “Galego”, Edutrilha foi campeão da Sênior e segue na liderança;
- Pirata está de volta e foi Campeão em Feira, pilotando uma YZ 250F;
- A prova de Feira cumpriu todos os horários prometidos pela organização, inclusive o de entrega dos troféus a partir das 16:30 H, mais pontos para o sistema de apuração da Totem!!
- O pessoal de Jacobina está afiado, 6 pilotos levaram troféus, incluindo dois de Campeão e um de vice, olho nos garotos!

* CLIQUE AQUI! Para ver o resultado completo da prova!!
Veja a partir de hoje (e durante toda a semana), mais informações sobre a prova de Feira de Santana, também no blog Itabuna Off Road (http://itabunaoffroad.com/). São curiosidades, fotos e vídeos. Acesse, leia e deixe comentários.
Recomendamos também o novo Portal Pró Moto!! (http://www.revistapro.com.br/blog/).
Incentivamos a sua participação nessa coluna, não deixe de opinar, envie e-mail para o colunista (vinicius.eca@gmail.com) ou para a FBM.
CONFIRA O BLOG E SIGA O COLUNISTA NO TWITTER:
http://twitter.com/viniciuseca
http://itabunaoffroad.com/
Perfil Vinícius EçaVinícius Eça é trilheiro, blogueiro, videomaker amador, entusiasta do enduro de regularidade e esportes a motor. Especialista em marketing, atualmente desenvolve pesquisas acadêmicas em mídia esportiva.



Federação Bahiana de Motociclismo
Av Flaviano Guimarães, 1038  Bairro Escurinha - Itaberaba Ba - Cep 46880.000 ? telefone 71-3251-1672