FBM - Federacao Baiana de Motociclismo , motos, motocicletas, regularidade, motocross, cross country, quadriciclos, enduro, motovelocidade

Notícias
IMAGE
 
10º. Enduro de Jacobina - Trilhas para todos os gostos!!!

(Por Vinícius Eça, 11 de julho de 2010) Depois de todo o mês de junho, dos festejos juninos e coincidindo com as finais da Copa do Mundo, enfim, o Enduro de Regularidade da Bahia volta do recesso. A festa não poderia ser num lugar melhor, a cidade de Jacobina, localizada no alto sertão da Bahia e conhecida também pelas riquezas do seu subsolo (região produtora de ouro desde o século XVIII), abriga um povo extremamente simpático e acolhedor, que recebeu de braços abertos os 90 pilotos e todo o pessoal de apoio que foi participar do 10º. Enduro de Jacobina.

A organização da prova, que desde a 1ª. Edição é comandada pelo competente Abel Firme (“Pena Branca”), contou esse ano com a colaboração dos pilotos locais: Meia Noite, Porquinho da Índia, Edutrilha e Igorá. A promessa era de uma prova bastante diversificada, com todo o tipo de terreno. Promessa que parece ter sido cumprida com maestria pelos organizadores. Eu, pessoalmente, presenciei trechos de areal, travessia de rios, lama, barro vermelho, matinha e pedras, muitas pedras! Teve piloto que relatou até ter visto “pedras verdes”... Bom, essas eu não vi, não!!

A parte da manhã (7ª. etapa)

Pilotos de Barreiras ajustando as motos...No enduro de regularidade as atividades começam bem cedo. É comum presenciar os pilotos fazendo os últimos ajustes em suas motos às 05:30H da manhã, isso porque todos tem que se apresentar para a vistoria entre 07:30 e 08 H. Então, às 07:20 H, fomos direto ao Posto Avenida, local da vistoria e onde aconteceu também a largada da prova. Quando chegamos, alguns pilotos já estavam aferindo os equipamentos e calibrando os pneus de suas motos, a maioria usou entre 12 e 14 libras na roda traseira, por conta da chuvinha que caiu durante a madrugada. Tudo estava perfeito, piso molhado na medida e sem chuva durante a prova, ideal para as fotos e vídeos.

No arealSaímos da vistoria um pouco antes da largada da primeira moto, o ponto que queríamos cobrir pela manhã ficava a uns 30 Km dali e ainda seria preciso passar por um trecho à pé. Conduzidos pelo organizador “Igorá”, fomos então ao trabalho. Chegamos a um longo corredor com vários tipos de piso, tudo em subida, para começar, uma laminha com barro vermelho (bem escorregadio), depois dessa passagem, as pedras soltas ganharam um tempero especial, que foi encerrado numa reta de cem metros de areia em que alguns pilotos da categoria Novatos levaram um grande susto...

O Neutrão!

Neutrão caprichado...Fomos para Mirangaba, cidadezinha que recebeu o neutro principal da prova e separaria as 7 ª. e 8ª. etapas do Campeonato. Chegamos antes do primeiro piloto da categoria Master e fiquei surpreso, pois a organização preparou um banquete caprichado para os pilotos, tudo comandado pela esposa de “Pena Branca”, sua filha Joane e amigas, além da filha de “PaiKau” (Lara) e a menina da “FreeWay” (um dos patrocinadores da prova). Todas estavam vestindo a camisa do 10º. Enduro de Jacobina e distribuíam simpatia para todos, eram as “Mulheres do Enduro” em ação.

Esperamos que os pilotos da Master e Sênior chegassem e descobrimos que todos “compraram terreno” em Jacobina, nem o Campeão de 2009 escapou, Caio Cabrito também adquiriu o seu lote no “Alto Sertão”. As histórias eram bem parecidas, os pilotos faziam uma decida íngreme de pedras soltas e média caprichada e quando chegavam ao final tinham que contornar um cotovelo lamacento, resultado: poucos não aproveitaram a promoção!

A parte da tarde (8ª. etapa)

Saímos do Neutrão em direção a uma entrada de trilha que era também passagem de gado. Para os desavisados, quando um rebanho passa com frequência por um terreno argiloso e encharcado, a terra fica tão escorregadia quanto óleo no asfalto, no jargão do enduro, “é um sabão”!! Nesse ponto presenciamos um grande susto do piloto de Barreiras, o Tió, da categoria Sênior, o cara achou que o terreno estava seco, quando de repente a sua CRF 230 começa a derrapar com as duas rodas, na reta.

Mais um novato...Depois de alguns minutos nesse ponto, fomos para a Descida do Jader, um corredor de pedras gigantes que fazia o piloto se sentir numa batedeira. Quando chegamos ao local encontramos os primeiros pilotos das categorias Over 40 e Executivo reclamando de dores nos braços e avisando que mais para cima estava “show” para fotos e filmagem, então fomos em frente e ainda presenciamos os pilotos da Júnior e da Novatos dando “espetáculo” no local. Um Novato queria tanto aparecer que resolveu acenar para a câmera durante a descida, o resultado está na foto ao lado (obrigado, garoto!).

Já prontos para nos dirigir ao local de chegada, tivemos a informação de que alguns pilotos estavam tendo problemas na travessia de riacho, então seguimos para o local. Chegando lá, verificamos que o pessoal estava ignorando a planilha e simplesmente seguindo os rastros dos primeiros que erraram, ou seja, coisa de Novato, a alegria dos fotógrafos.

A Chegada

Assim como em 2009, a chegada do 10º. Enduro de Jacobina foi na Praça da Igreja Matriz. Os pilotos foram então abençoados e aproveitaram o tempo obrigatório no Parque Fechado para relaxar um pouco nas rodinhas de bate papo e começar as resenhas da prova, ou seja, muita risada e espírito esportivo depois de mais de cinco horas de prova foi o que se viu...

Os Campeões

Se eu pudesse, premiaria todos os pilotos que participaram e concluíram essa prova, pois foi uma das mais difíceis do ano, mas enduro de regularidade é competição, não um passeio de moto, e os grandes campeões dessa prova foram:

Categoria Master – Caio “Cabrito” (# 01);

Categoria Sênior – Deraldo “Galego” (# 39);

Categoria Over 40 – Wladmir “Panda” (# 40);

Categoria Executivo – Luiz “Zebra” (# 111);

Categoria Júnior – Bruno “Maradona” (# 138);

Categoria Novatos – Luiz Ricardo (# 339);

Equipe de Salvador - Levaram quase todos os troféusA premiação aconteceu no Restaurante Chopada de Jacobina, onde todos puderam se reencontrar, participar de uma grande confraternização e se divertir com os amigos em clima de despedida, já ansiosos para a próxima prova do Campeonato Baiano, que será realizada em Feira de Santana, no próximo dia 14 de agosto, prova em que, novamente, estaremos presentes na cobertura.

Patrocinadores

O 10º. Enduro de Jacobina teve o patrocínio de: Prefeitura de Jacobina, COFAP, Posto Avenida, Tropical Motos, Yamaha, Posto Bom Preço, Freeway e Nova Schin.

De punho no canto…

- Deraldo “Galego” finalmente ganha uma prova do Campeonato Baiano de Enduro e pode dizer “éééé CAMPEÃO!!!”;

- Todos os organizadores de provas deveriam levar o piloto “Zebra”, da Categoria Executivo para participar das suas provas, o cara é uma figuraça, a alegria em pessoa;

- Mais 01 ponto para o sistema de apuração da Totem!! Às 15 H, a Federação já havia afixado no mural os tempos de passagem das categorias Master, Sênior, Over 40 e Executivo.

* CLIQUE AQUI! E confira as fotos do 10º Enduro de Jacobina. (http://picasaweb.google.ca/vinicius.eca/EnduroDeJacobina2010#)

* CLIQUE AQUI! Para ver o resultado completo da prova!! (http://www.fbm.esp.br/resultado_provas_er.cfm)

Veja a partir de hoje (e durante toda a semana), mais informações sobre a prova de Jacobina, também no blog Itabuna Off Road (http://itabunaoffroad.com/). São curiosidades, fotos e vídeos. Acesse, leia e deixe seu comentário.

Incentivamos a sua participação nessa coluna, não deixe de opinar, envie e-mail para o colunista (vinicius.eca@gmail.com) ou para a FBM.

CONFIRA O BLOG E SIGA O COLUNISTA NO TWITTER:

http://twitter.com/viniciuseca

http://itabunaoffroad.blogspot.com/


Vinícius EçaVinícius Eça é trilheiro, entusiasta do enduro de regularidade e esportes a motor. Especialista em marketing, atualmente desenvolve pesquisas acadêmicas em mídia esportiva.



Federação Bahiana de Motociclismo
Av Flaviano Guimarăes, 1038  Bairro Escurinha - Itaberaba Ba - Cep 46880.000 ? telefone 71-3251-1672