FBM - Federacao Baiana de Motociclismo , motos, motocicletas, regularidade, motocross, cross country, quadriciclos, enduro, motovelocidade

Notícias
IMAGE
 
REGULARIDADE | Encerramento do campeonato 2012
Por Genival Lacerda


logo campeonato baianojpg

Contando com o apoio da FBM na pessoa do Presidente José Carlos (Zé do Radio) chegamos ao fim do Campeonato Baiano de Enduro de Regularidade 2012 com a realização do Enduro do Axé, e com isso fica o sentimento de dever cumprido.

Realizar o Campeonato Baiano de Enduro de Regularidade não é uma tarefa fácil, principalmente pelo legado deixado por Ruy Nunes, que administrou por anos a FBM estabelecendo regras e conceitos que não devem ser mudados (tornando-se um ícone para o esporte a nível nacional), um campeonato onde temos o prazer de visitar doze cidades diferentes, cada uma com sua importância para um estado grandioso como é a Bahia, em cada cidade encontramos em média com quatro organizadores todos transbordando de idéias e questionamentos, porem todos com o mesmo objetivo, melhorar o campeonato baiano de enduro de regularidade.

Em um campeonato onde a federação e os organizadores estão fazendo valer o prazer de desfrutar de uma boa trilha, com provas de resistência e pouca navegação, tentamos durante o ano criar um padrão de referencias e de enduro.

Os organizadores! Um monte de maluco que largam seus afazeres, suas famílias, para se acabar, limpando trilhas, bumpiando, e na maioria das vezes tomando prejuízo financeiro, o que dizer desses apaixonados. Agradecer é pouco com certeza.

Os pilotos! Em muitos casos os caras vivem em função do campeonato, acabam uma prova já começam a fazer conta da próxima, alguns se destacando, mostrando destreza, muitos em busca do tão sonhado titulo de campeão baiano, mudam de moto entram em academias. Outros, pelo simples prazer de andar de moto, e ainda temos os que vão para se divertir e rever os amigos. Mas uma coisa é certa, o prazer em disputar uma etapa do campeonato de enduro de regularidade na Bahia é algo sem igual.

Vamos fazer um breve relato do que foi a disputa do Baiano por categorias.


 


 

SAM_1145

Nelsinho #02 Campeão com o seu chefe de Equipe o Sr. Elilson (Oh pai ó)

Categoria Master

O Piloto de Cruz das Almas Nelson Costa (Nelsinho) #02 / Crfx 250 liderou a principal categoria do campeonato quase que o ano todo, a Máster, sagrando-se ao final o grande Campeão, sempre seguido de perto pelo seu principal rival o piloto de Santo Antonio de Jesus Josevan Barreto (Pirata) #14 / Tm 250 2 tp. Que ficou em segundo lugar, em terceiro ficou Gecilio Andrade (Zé pressão) #04 / Tm 250 também piloto de Santo Antonio de Jesus, foi outro que esteve sempre próximo dos lideres esperando a sua vez para dar o bote, estes foram os pilotos que lutaram ponto a ponto pelo titulo de campeão, mas ainda temos em quarto lugar um dos pilotos que nos motiva a continuar com a tarefa de organizar um campeonato deste porte o apaixonado pelo esporte Mauro Barreto (Batata) #44, outro cruz-almense, em quinto lugar o piloto de Feira de Santana Daniel Dantas (Boa Vida) #17 / Ktm 350 ele que é uma das promessas da máster na Bahia, já que foi campeão em todas as categorias que disputou e com certeza o ano que vem estará lutando pelo titulo.


 

DSC_0287

Mandíbula #29 Campeão da Sênior

Categoria Sênior

A Categoria Sênior esteve bem embolada até a saída por problemas familiares de Fabrício (Zoi) #201, Daí em diante Milton Cesar (Mandíbula) #129 passeou, sagrou-se campeão mais uma vez do Baiano de Regularidade, ele que representa muito bem sua Cidade Eunápolis já é um Herói pela distancia que enfrenta para disputar as etapas do baiano pois Eunápolis fica a 600 km do eixo Feira-Salvador, em segundo lugar ficou Ericsson (Kekobol) #56 piloto de Jacobina ele que tomou o posto de vice-campeão do folclórico piloto de Feira de Santana Gildásio (Fosco) #32 na ultima etapa o enduro do axé, em quarto lugar o também piloto de Feira de Santana Rodrigo (Filhinho da Mamãe) #28, e em quinto João Benedito o (Bené) #25 deixou cravado mais um bom resultado para Santo Antonio de Jesus.


 

DSC_0352

Rogério Leite (Ximbinha) #34 Campeão da Over 40

Categoria Over 40

Outra categoria que a briga pelo titulo só se definiu na ultima prova, Ximbinha #34 piloto de Salvador lutou ponto a ponto com Orlando (Pato Rouco) #85 piloto de Ipiaú correndo por fora tivemos o piloto de Paulo Afonso Eduardo (Plastico) #83 é muito interessante ver uma disputa tão acirrada com pilotos tão experientes.


 

foto (1)

O Chileno Carrasco #151 Campeão da Categoria Over 50

Carrasco #151 vem travando ano a ano uma briga por pontos com Cássio Elssuf (Rock Roll) #13 o ano passado Rock Roll foi o campeão esse ano Carrasco deu o troco sagrando-se Campeão, e ser campeão na Over 50 onde temos pilotos da Categoria de Luiz (Zebra) #111, José (Rico) #07, José Avena (Vovô Gatinho) #160, Guto (Bodinho) #03 é uma grande demonstração de habilidade e pilotagem, muitos comentam que Carrasco buscou forças para o titulo naquela mistura de vitaminas que o mesmo toma nos neutrinhos dos enduros.

 

SAM_1135

Os organizadores do Enduro Axé

Ricardo (Zé Bundinha) pai de Bruno (Calabresa) #100 campeão da Junior

Categoria Junior

Bruno (Calabresa) #100 foi o Grande bicho papão da Categoria, mas sempre seguido de perto pela revelação de 2011, Wellington Yuri #201 Fabio (Capenga) #203 foi outro que andou muito e conseguiu ficar em terceiro, como esta turma está subindo para a categoria sênior a briga pelo titulo de campeão da categoria o ano que vem promete muito, acredito que teremos um dos campeonatos mais difíceis de todos os tempos.

 

DSC_0194

Jan Riva #190 Campeão da Novato

Antonio Caribe #240 piloto de Feira de Santana, liderou o campeonato até a ultima prova, mas não quis ouvir aquele velho ditado que diz, “Se o trabalho está atrapalhando andar de moto, largue o trabalho” foi assim que ele perdeu o campeonato na ultima prova do campeonato, acreditem, teve que ir trabalhar, Jan Riva #190 piloto de Santo Antonio de Jesus que não é besta aproveitou a oportunidade, teria que fazer dois bons resultados para ultrapassar Caribé #240 e fez, sagrando-se então campeão baiano em um campeonato que há quatro provas atrás Caribe já era dado como campeão,

Para o Ano de 2013 estamos preparando um campeonato com varias novidades, a começar pelo calendário, onde retornamos com a prova de Alagoinhas e Serrinha, o campeonato vai acabar mais cedo em novembro, mudamos algumas regras no regulamento, e temos novamente uma das melhores provas do Brasil incluída no nosso calendário o Transbahia que este terá outro roteiro inédito Porto Seguro com destino a paradisíaca Itacaré, com pernoites em Ilhéus e provavelmente canavieiras, onde no mundo teríamos um enduro com um roteiro deste? Apenas na Bahia.

Queria agradecer aos patrocinadores, Jean da Moto Clube – Honda concessionária Honda que faz um trabalho sem igual a nível Brasil, Aldo da Avanço distribuidora e Logística Zoroastro da ZJ Mineração, Claudio Negão da Interface Transportes, Roldem da Etigrafica, Wellington e Raphael da IMS Racing, todos parceiros que se disponibilizaram a ajudar na realização do Campeonato Baiano de 2012.


 

Espero contar com a participação de todos em 2013.


 

Joelton Vieira

Diretor de Enduro da FBM

 



Federação Bahiana de Motociclismo
Av Flaviano Guimar„es, 1038 †Bairro Escurinha - Itaberaba Ba - Cep 46880.000 ? telefone 71-3251-1672