FBM - Federacao Baiana de Motociclismo , motos, motocicletas, regularidade, motocross, cross country, quadriciclos, enduro, motovelocidade

Notícias
IMAGE
 
Enduro Extreme promete disputas quentes em Senhor do Bonfim

Cerca de 100 pilotos participarão da nona etapa

No dia 17 de setembro os habitantes da cidade de Senhor do Bonfim vão conferir de perto os habilidosos pilotos do Enduro de Regularidade Extreme.  O evento contará com cerca de 100 motociclistas de diferentes municípios baianos dentre eles algumas localidades como do Vale do São Francisco, já que essa etapa também faz parte da Copa Sertão de Enduro.

A Copa Sertão de Enduro é realizada desde 1999 entre os municípios do sertão pernambucano e baiano como Petrolina, Casa Nova, Curaçá, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista e Salgueiro. A Copa acontece no Vale do São Francisco, passando pelos dois estados nordestinos, e conta com a valorosa presença de pilotos que disputam o campeonato baiano.

O Enduro Extreme vai durar cerca de cinco horas, com 120 km de trilhas entre serras, pequenos riachos e estradinhas abandonadas. De acordo com Hermano Cabral, diretor de Enduro da Federação Baiana de Motociclismo (FBM) e organizador desta etapa, a prova serve como um treino para campeonatos que acontecem fora da Bahia, “a competição funciona como uma escola para muitos pilotos que se tornam grandes campeões de competições a nível nacional como o Cerapió/Piocerá, Enduro da Independência e o Rally dos Sertões”, completa.

O Campeonato Baiano de Enduro de Regularidade 2011 é supervisionado pela Federação Baiana de Motociclismo, com patrocínio da concessionária Honda Moto Clube, da Princesa Off Road, Avanco Distribuidora e da Zaitec.
A etapa de Senhor do Bonfim terá o patrocínio do Honda Motoclube - Racing Troféus - Eletro AR - Malwee - Gostosa como abraço - Apoio: Hotel Vitória, Hotel Sun Valey e Posto Cidade.

SOBRE O ENDURO
O enduro de regularidade é uma prova disputada em locais como trilhas, estradas, terrenos e acidentados que exige habilidade dos pilotos e bom desempenho das motos. Os participantes se dividem entre as categorias Máster, Sênior, Over 40, Over 50, Júnior e Novatos.

A prova acontece com a contagem dos pontos cronometrados. Esses pontos são distribuídos ao longo do percurso aleatoriamente e em sigilo para que os pilotos sejam rastreados via satélite. Cada piloto recebe um aparelho de GPS antes da largada. Cada vez que o competidor passa por um ponto, “WAY POINT”, deve estar no tempo exigido que é definido pelos organizadores de acordo com a dificuldade da prova, através de médias horárias.

A cada segundo que o competidor passar fora do seu tempo ideal, ele perde um ponto se atrasar e se adiantar essa penalização é triplicada, essa mensuração é possível porque cada competidor tem seu horário exclusivo de largada, ou seja, a cada 30 segundos larga um competidor aonde é disparado seu cronometro pessoal. No final do dia, os pilotos que perderam menos tempo durante a prova, serão consagrados os campeões.

Mais informações, acesse o site da Federação Baiana de Motociclismo:  www.fbm.esp.br

Assessoria de Imprensa: Marcele Martorelli - DRT/BA: 3372
Email: marcele.martorelli@gmail.com / Fones: 71 3374-9376 / 71 8601-5724



Federação Bahiana de Motociclismo
Av Flaviano Guimar„es, 1038 †Bairro Escurinha - Itaberaba Ba - Cep 46880.000 ? telefone 71-3251-1672