FBM - Federacao Baiana de Motociclismo , motos, motocicletas, regularidade, motocross, cross country, quadriciclos, enduro, motovelocidade

Notícias
IMAGE
 
Pilotos se preparam para a próxima etapa
TREINAMENTO SAJTRAIL

 

Vamos a resenha da última trilha, que serviu de treinamento para a equipe SAJTRAIL se preparar para o Enduro de Santo Amaro e que foi carinhosamente apelidada de Romanicas Papa jaca!

O destino, como não poderia ser diferente, foi a Serra da Jibóia.

Local de um visual incrível, com trilhas fantásticas, espaço ideal para o nosso objetivo.

O Horário de encontro foi as 05:00hs da matina para abastecer a moto, no posto Uirapuru. Nossos convidados de honra, os pilotos Nelsinho (categoria master) e André Boliche (categoria senior) vieram de  Cruz das Almas e chegaram cedo,  a partir daí seguimos para o tabuleiro em Varzedo. Os pilotos começaram a chegar já no clima e a trilha que seria para apenas 07 pilotos acabou ficando para 16.   Antes de partirmos, para encher a barriga e dar aquela “sustança” nada melhor que um café reforçado a base de farofa de ovo.

Energias no corpo, reunimos para definir o percurso: Subida do Purgatório, Serra de Raiz, Trilha das Torres e Trilha da Caipora.

Partimos então para a aventura. Muita poeira no início devido aos dias de sol intenso e o barro estava muito seco. Na primeira subida de erosão, Bené e sua WR de nova vestimenta, foi o primeiro a sobrar, ao pular de uma erosão derrapou e deu início as quedas que viriam pela frente.

Entramos então no purgatório, uma serra toda em erosões, raízes e pedras que não acabavam mais, era piloto tentando subir (e alguns descer) por todos os lados, foi o começo do martírio, depois disso todas as trilhas eram trilhas BBB, por que em cada parada tinha um paredão e 02 eliminados. Aos trancos e barrancos, fomos transpondo os obstáculos, os mais experientes foram ajudando os menos e assim foi seguindo, subimos em mais de uma hora (normalmente demora muito menos).


 

Nosso grande Piloto Wendel (Porquinho), que chegou de virote depois de uma noitada, quase que pede pra sair. Pelo seu próprio depoimento, não lembra de ter feito uma trilha para cair tanto, cena muito difícil de se ver nas trilhas. O porco abandonou depois do início, pois já tinha fervido a moto, quebrado manete entre outras coisas, foi numa venda, tomou um pouco de água (mais ou menos uns 5 litros) e voltou com tudo para o resto da trilha.

Outra personalidade que também não se saiu como nas suas performances foi nosso amigo Labareda. Laba tava um tempo sem andar depois de uma queda na ultima etapa do cross country e nunca tinha testado pra valer sua YZ 450F, posso afirmar que a máquina sofreu, ferveu tanto que voltou com o apelido de Mad maria, dando muito trabalho para o piloto, teve até pedido de “não deixa aqui sozinho por que não estou me sentindo bem”. Por aí se pode tirar uma noção  de como tava bruto o negócio, mas bola pra frente que treino é isso aí, quer moleza então senta no pudim.   

A trilha continuava, junto com porquinho, outros pilotos abandonaram no início também, Juruna teve problemas com o arranque e depois de sofrer um bocado desistiu, gutierrez (solta braço) e Nino também voltaram!                                                                                         .

O piloto que mais sofreu foi, sem dúvida alguma, Danoninho, não existia trecho que o coitado não ficasse, bastava ter uma pedra e ele ficava, uma raíz e ele tava lá, um pedaço de cipó e olha ele enrolado, deve ter perdido uns 5Kgs e ajudou seus amigos a perder também, por que todo mundo tinha que ajudar a tirar a moto dele. No final ainda sobrou para Bené que teve que escoltá-lo pela mata. Em outra subida de pedra bem longa, foi o ápice da aventura, praticamente todos ficaram parados em algum ponto. Josevan (pirata) puxando a trilha, tomou a dianteira e passou pelas pedras, nelsinho foi pegar um caminho alternativo e acabou no meio do mato, tendo que descer tudo de novo e subir novamente, Gecilio(ze pressao) foi pegar o mesmo caminho de Nelsinho e acabou no mato também, Edilton (muqueca) se jogou no meio do mato para desansar, garrote só conseguiu falar depois de uns 15 minutos, porquinho ferveu a moto, mas subiu numa boa e ainda desceu para ajudar os outros, Boliche e Bené também chegaram lá aos trancos e barrancos, Neymar(Pardal), que esta de volta, subiu tranquilo, aliás foi um dos poucos que não deu trabalho a ninguem, sempre regular na sua tocada não estragou sua KTM zero bala.

Muitos pilotos queriam suas mães, teve gente quase chorando no meio do mato.

No final de tudo, os pilotos Pirata, Ze Pressão, Nelsinho e Boliche foram para o desafio final na trilha da Caipora, um lugar bastante técnico, de percurso rápido, foi bonito de se ver, se alguem freiasse o outro batia no fundo. Boliche ainda foi brindado com um toco escondido que o arremessou longe da sua moto, dando a pitada de humor desa vez.

A queda mais engraçada ficou por conta de Jan, com a queda do gato Felix. Ao se desequilibrar na moto não conseguiu achar o chão, pois estava a beira de uma pirambeira, onde foi deslizando ladeira abaixo tentando se segurar na parede até sumir na vegetação. Hilário!

Para finalizar com chave de ouro, na chegada fomos recepcionados com uma panelada de galinha caipira com direito a todos os acompanhamentos, regada a muita cerveja e refrigerante

.

Os Pilotos da Senior Muqueca, Boliche e Bené chegaram junto e treinaram forte para Santo Amaro. Bené e Muqueca não estrearam ainda e Boliche se deu bem no início do Campeonato. Parece que a briga vai ser Boa!

A Galera da categoria Master pegou pesado e acelerou forte. Ze Pressao, Nelsinho, Neymar e Pirata treinaram com vontade, estão todos o a faca nos dentes para a próxima etapa. Neymar em de um ótimo 4º lugar no enduro da amizade e os outros estão na expectativa da estréia, parece que ninguém segura essa equipe.

Os pilotos da categoria Novatos Porquinho e Juruna, além do píloto da Over 40 labaredatambém estava presentes e estão com tudo para a próvima prova.

Pois é pessoal, espero que tenham tido um pequena impressão do que foi esse dia de treino da SAJTRAIL e podem esperar que a delegação está grande esse ano e cheia de promessas!

Fonte:www.sajtrail.com



Federação Bahiana de Motociclismo
Av Flaviano Guimarães, 1038  Bairro Escurinha - Itaberaba Ba - Cep 46880.000 ? telefone 71-3251-1672