FBM - Federacao Baiana de Motociclismo , motos, motocicletas, regularidade, motocross, cross country, quadriciclos, enduro, motovelocidade

Notícias
IMAGE
 
Enduro Extreme 2010 - Senhor do Bonfim

Resistência do início ao fim!

(Por Vinícius Eça, 11 de outubro de 2010) O nome da penúltima etapa do Campeonato Baiano de Enduro de Regularidade não poderia ser melhor, o Enduro Extreme se chama assim por um motivo óbvio, numa região onde o terreno acidentado e as pedras fazem parte da paisagem natural, o motociclismo off road é o complemento perfeito, onde a resistência dos pilotos e das máquinas serão testadas ao “EXTREMO”.
O Enduro Extreme sempre foi um grande desafio aos destemidos pilotos de enduro de motos, e a cidade de Senhor do Bonfim dispõe do cenário perfeito para uma competição de elevado nível técnico, como é o Campeonato Baiano de Enduro de Regularidade. A prova aconteceu nos dias 08 e 09 de outubro, reunindo os principais nomes do estado e também pilotos de Pernambuco, já que Senhor do Bonfim fica bem próxima da divisa entre os estados.
As atividades começaram na sexta-feira (08), quando os pilotos se reuniram no Restaurante Apetit para realizarem as inscrições e participarem do briefing, no qual a organização, a todo o momento, pedia que os competidores tivessem cautela em diversos trechos da prova. Esse fato já denotava uma prova de extrema dificuldade, em que aqueles que conseguissem poupar melhor o fôlego e as máquinas, iriam se sair melhor.
O sábado (09) começou quente, mais de 30 graus já pela manhã. O sol era intenso e, no céu, não havia nuvens. Os pilotos começaram a fazer a vistoria às 07:30h da manhã e já procuravam uma sobra em baixo das árvores da Praça do Congresso, de onde às 08:30h largou a primeira moto para encarar os 130Km de aventura proporcionados pela prova.
A primeira parte (13ª etapa) foi a mais difícil. O objetivo era chegar a Campo Formoso para o neutro principal da prova, mas antes os pilotos precisaram passar pela subida da Serra Maravilha, um trajeto acidentado, repleto de pedras de todos os tipos e algumas subidas mais íngremes. “Parecia que eles haviam descarregado umas 10 carretas de pedras pelo percurso”, relatou o pilotos Grimaldo Ferreira, que corre na Categoria Júnior. Estive pessoalmente no local e posso afirmar que a declaração do piloto não tem nem um pouco de exagero.
Aos pilotos que conseguiram chegar ao topo da serra sem perder tempo, o presente era um visual incrível de toda a região de Senhor do Bonfim, um cartão postal que jamais sairá da nossa memória.
A metade da prova foi marcada pelo neutro principal, em Campo Formoso, o tempo de descanso foi aproveitado até o limite pelos pilotos, que foram recebidos na praça principal do município, por uma equipe de apoio que não economizou em água, sucos e frutas, o combustível ideal depois de uma manhã extenuante.
Ao final do Neutrão, teve início o trajeto de retorno a Senhor do Bonfim (14ª etapa). Segundo alguns pilotos, a parte da tarde foi mais “branda”, com trilhas mais rápidas e menos exigentes fisicamente. Isso não se traduziu em verdade para todos os competidores, já na proximidades de Senhor do Bonfim, encontramos o Mauro “Pacoteira”, da Categoria Over 40, com a corrente da sua CRF 250 quebrada, rapidamente um piloto da Categoria Novatos ofereceu ajuda e rebocou o piloto de Cruz das Almas até a chegada, em Senhor do Bonfim.
A prova finalizou cedo e os pilotos começaram a receber suas fichas de passagem antes mesmo de terminarem de almoçar. A entrega dos troféus começou às 17:30h com a presença do Prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado, que é um exemplo de apoio ao esporte. Agora teremos 06 semanas para nos recuperarmos e garantir a participação na última prova do Campeonato Baiano, que também marcará o fim do campeonato nacional. O Enduro do Axé será em Salvador, nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2010.

Campeões do Enduro Extreme 2010:
Master – Gecílio “Zé Pressão”;
Sênior – Edutrilha;
Over 40 – Jairo “Sino de Igreja”;
Executivo – Guto “Bodinho”;
Júnior – Edilton “Muqueca”;
Novatos – Ricardinho.

De punho no canto…
- Matematicamente, Fabrício “Zói”, só não vence a Categoria Novatos se, por um acaso, não trabalhar na organização do Enduro do Axé;
- Itaberaba é a cidade mais vencedora, Caio “Cabrito” (Master) e seu pai Guto “Bodinho” (Executivo), são os favoritos ao título de 2010 em suas respectivas categorias.
- Edutrilha, vence de forma incontestável a Categoria Sênior e Vai para Salvador com 20 pontos de vantagem sobre Deraldo “Galego”;
- A disputa na Júnior está completamente aberta. Até o oitavo colocado, todos têm chances matemáticas de levar o título de 2010.

Veja como ficou o Campeonato Baiano após o Enduro Extreme:
* CLIQUE NO LINK ABAIXO e veja o resultado completo da prova e o ranking atualizado do Campeonato Baiano!!
(http://www.fbm.esp.br/resultado_provas_er.cfm)

Saiba mais sobre o Enduro Extreme 2010 em:
Itabuna Off Road – http://itabunaoffroad.com/
Portal Pró Moto – http://www.revistapro.com.br/
Incentivamos a sua participação nessa coluna, dê a sua opinião enviando e-mail para o colunista (vinicius.eca@gmail.com) ou para a FBM (fbm.presidente@yahoo.com.br).
CONFIRA O BLOG E SIGA O COLUNISTA NO TWITTER:
http://twitter.com/viniciuseca
http://itabunaoffroad.com/

Vinícius Eça é trilheiro, blogueiro, videomaker amador, entusiasta do enduro de regularidade e esportes a motor. Especialista em marketing, atualmente desenvolve pesquisas acadêmicas em mídia esportiva.



Federação Bahiana de Motociclismo
Av Flaviano Guimar„es, 1038 †Bairro Escurinha - Itaberaba Ba - Cep 46880.000 ? telefone 71-3251-1672